Un Chien Andalou ou Um Cão Andaluz (em português) é um curta-metragem surrealista lançado no ano de 1928. Resultado de uma pareceria entre o diretor e roteirista Luis Buñuel e pintor Salvador Dalí.


Este livro foi desenvolvido na disciplina Semiótica da Imagem no curso de pós-graduação em Design Editorial do Centro Universitário 7 de Setembro em novembro de 2018. O trabalho consistiu em fazer uma tradução semiótica do curta-metragem de 1928 em um projeto gráfico de livro.

O processo criativo para o desenvolvimento do projeto partiu de análises semânticas e sintáticas que resultaram na escolha das palavras inconstância e confusão como principais conceitos do projeto.


As Cores

As cores usadas no projeto são azul, branco, roxo e vermelho. 

O vermelho e o azul são cores primarias, demonstram a ideia de que podem se transformar. São também cores com significados opostos segundo a psicologia das cores, transmitindo uma inconstância de sentimentos. O roxo (cor obtida a partir da mistura do vermelho e azul) é a cor do subconsciente, que está bastante presente na história apresentada. O branco é usado como cor neutra de contrastante.


As ilustrações

A ilustração da mariposa é feita de forma rabiscada, estilo de ilustração feita com uma só linha continua.
​​​​​​​A mariposa foi usada como "a criadora da confusão". As linhas rabiscadas são o caminho percorrido por ela durante seu caótico voo.


Especificações

• "Pré-capa" em acetato
• Capa dura
• Encadernado com costura copta
• Formato fechado 21 cm X 14,5 cm
​​​​​​​
Back to Top